6.2.17

Primeiras Impressões #9 - Mais Amor, Por Favor

Primeiras Impressões é um negócio muito gostoso de fazer aqui no blog, principalmente porque anda faltando tempo para escrever resenhas - mas não se preocupem, tem duas resenhas prontinhas para sair ainda este mês!

A antologia de contos de amor lançada pela Editora Coerência, "Mais Amor, Por Favor", está em pré-venda pelo site da Editora até o dia 12/02, como contei neste outro post.
Empolgada pela premissa amorosa da antologia, decidi trazer o Primeiras Impressões dessa semana sobre ele.

Diferente das outras vezes, eu fiz a leitura do Prólogo + 3 Contos aleatórios.

"Era uma vez uma história de amor...” Ah, como é teimoso esse tal de ser humano, que insiste em falar de amor! Passam-se os séculos e ali está ele debruçado sobre folhas de papel, tentando dar forma ao que se faz tão abstrato na alma, em uma sede incontrolável de colocar em palavras o que sequer se permite ser explicado.
O amor pode apenas ser sentido, jamais entendido. Entra em nossas vidas sem permissão, nas formas e momentos que menos esperamos, e talvez seja este o motivo para tamanha obsessão do homem em tentar decifrá-lo: esse poderoso sentimento, nomeado em quatro inocentes letras, é uma das poucas coisas sobre as quais não temos absolutamente nenhum controle. Impossível decidir quando ele chega e quando deve ir embora, quando irá nos ferir ou nos enlouquecer... e, tal qual uma onda furiosa que se forma no mar, não há como tentar conter os efeitos avassaladores que provocará em nós.
Ah, como é teimoso esse tal de ser humano, que não admite haver qualquer coisa no mundo que ele não domine! E aqui estamos nós, um bando de teimosos reunidos para, uma vez mais, escrever sobre o amor. E aqui está você, vasculhando essas páginas em busca de alguma palavra que o ajude a desvendar tal sentimento. Sinto informar, caro leitor, mas não é o que encontrará neste livro. Ele não possui qualquer resposta ou conclusão; em vez disso, carrega em cada página o desabafo de um coração rendido, que se confessa incapaz de dominar o amor e, desse modo, une-se aos grandes poetas e filósofos da humanidade na ininterrupta prática de tentar expressá-lo. Porque o amor, de tão intenso, não basta ser sentido; ele precisa ser contado.
Com todo o meu amor, em todas as suas abstratas formas,
Samanta Holtz

Escritora

O livro começa com um prólogo lindo escrito pela autora de romances Samanta Holtz, que trás com suas palavras delicadas a explicação fugaz sobre o fato de o homem ser um ser que não consegue viver sem o amor.
Ela também estará presente no evento de lançamento da antologia, autografando e dando uma palestra linda sobre o amor.

Com um prólogo desse, cheio de emoção, já podemos pensar o que nos espera dentro desse livro.
O que mais me surpreendeu foi as diversas abordagens diferentes sobre o tema, amor. Desde decepções amorosas, a amor de família, amor romântico e falta de amor.
Textos que ora nos fazem gargalhar, ora nos fazem querer nos apaixonar novamente e outros que até nos fazem chorar.

Duas Almas: Clarice e Paulo

Um conto, sem dúvidas, sobre amor romântico.

Clarice e Paulo são duas almas feitas para ficarem juntas, mas que enfrentam um caminho árduo para enfim conseguirem se completar.
Nesse conto a autora nos mostra como o amor nos afeta positivamente, tornando cada hora do dia uma hora única para contemplar nosso amado.
Mas ela também nos mostra o amor nos afetando negativamente, quando duas almas feitas para ficarem juntas, vivem separadas. Cada dia se torna um martírio e todo brilho da vida se esvai.
É um conto lindo e cheio de emoção que trás a grande lição: não adianta fugir do amor, ele, quando se faz presente, precisa ser sentido.


Viver num Circo

Um conto sobre a falta de amor.

Foi o que me pareceu, pelo menos.
A autora narra o desabafo de um garoto que perdeu os pais aos oito anos e foi vendido como escravo pelo namorado da tia.
É um conto doloroso, triste, mas que fala sim sobre o amor. O amor que o garoto lembra sentir pelos país, o amor puro que continua lhe dando forças em meio a tanta miséria e tristeza.
Terminei ele com uma vontade incontrolável de abraçar meus pais.



Diário de Patt

Um conto sobre o amor inesperado.

Foi de longe o conto mais leve que li para esse post. Uma leitura um tanto fofa e agradável.
Patt era um adolescente festeiro e um tanto problemático, tinha problemas com a família religiosa e só decide mudar seu comportamento quando em uma noite de Natal, assume de forma desastrosa sua sexualidade. - O mais triste desse conto é que visualizei com clareza vários amigos do colegial, como se o autor estivesse narrando a vida deles.
Patt entra para a faculdade de Letras e se forma com honras, conseguindo uma boa vida e um bom emprego, mas nesse caminho acaba perdendo toda a diversão, se tornando alguém dedicado apenas ao trabalho.
Tudo isso muda, e Patt finalmente encontra um equilíbrio  em sua vida quando sai para uma festa e encontra Cézar.


Eu estou encantada com esses contos? Estou sim.
Como disse antes, a variedade de interpretações do amor é linda o que me fez ter mais vontade ainda de ler os outros contos!


MAIS INFORMAÇÕES:



Espero que tenham gostado,
Beijinhos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo