14.1.17

Dicas para conseguir Parcerias com Editoras


Muitos não sabem, mas esse ano fui convidada pela Editora Coerência para selecionar os blogs parceiros do primeiro semestre de 2017. As inscrições vão do dia 10/01 até o dia 20/01, e serão 25 blogs e canais selecionados. Você pode se inscrever clicando aqui.
Eu já cumpria a tarefa de organizar as resenhas e posts que os parceiros faziam sobre a Editora, e esse ano, ser convidada para escolher os parceiros, foi uma enorme honra.
Faz uma semana que a Editora Coerência está com as inscrições para parceiros abertas, e eu percebi que muita gente tem dúvidas na hora de preencher o formulário, ou faz coisas que levam os organizadores a passarem reto pela sua inscrição, por isso decidi criar essas dicas para você NUNCA MAIS ERRAR NA HORA DE SE INSCREVER EM UMA PARCERIA COM EDITORAS.

Primeiro você tem que entender como funciona a escolha dos parceiros para as Editoras.
Você, blogueiro, é um tipo de outdoor que expõe um produto, no caso a resenha do livro da Editora. Ela SEMPRE procurará o melhor outdoor, o que tem mais poder de influenciar alguém a comprar o livro dela. Por isso ela olha suas resenhas, a quantidade de comentários, o número de visualizações do blog... TUDO.
Então tudo que ela puder usar para diminuir a lista de blogs/canais/páginas/instagrans que ela vai ter de olhar na hora da seleção, ela vai fazer.
Então as minhas dicas são para você chamar a atenção dessas editoras, para que elas não fiquem sem dar atenção AO SEU formulário.


1. Não se inscreva sem ver as regras da Editora.
Toda editora, quando solta o formulário de parcerias, também solta um edital (que pode estar junto ou separado do formulário), onde especifica as regras daquela parceria, o que você deve respeitar e esperar ao se inscrever etc.
Nesse edital a editora fala se estão aceitando Blogs, Canais, Páginas do Facebook e/ou Instagrans Literários; Número de seguidores/inscritos mínimos para se inscrever e o que ela vai avaliar.
É ali que começa os primeiros cortes, e você tem que entender isso, se você não está dentro das regras, não adianta se inscrever.


2. Não desrespeite as regras estipuladas no edital.

É de extrema importância que você não desrespeite essas regras. 

Regras são feitas por um motivo e devem ser seguidas. A editora recebe centenas de inscrições de parcerias, ela precisa de algum filtro para tomar a decisão que melhor beneficie ela, por isso as regras.
Se está escrito que as editora só aceita blogs e canais (como é o caso da Editora Coerência) não adianta inscrever seu Instagram, ou sua Página no Facebook. Se você fizer isso, a pessoa que seleciona os blogs passará batido pelo seu formulário. Não adianta, ela não olhará seu instagram só porque você colocou o link dele na lacuna onde deveria colocar o blog.

Você tem menos seguidores/inscritos do que o mínimo da editora? Não se inscreva.
Você não tem um blog ou canal (ou o qualquer rede que a Editora está de fato selecionando)? Não se inscreva.


3. Não chore no privado da Editora.
Se tem uma coisa que eu considero CHATO DEMAIS é virem até o meu privado ou o da Editora se lamentar por não se encaixar nas regras (por ter menos inscritos/seguidores que o necessário, por não estarem aceitando páginas e/ou instagrans...).
Gente, para e pensa, se a Editora abrisse uma exceção para você, não seria injusto com os outros? Se você descobrisse que ela abriu uma exceção com outro blogueiro, você não ficaria bravo? Eu ficaria.
Por isso, EDITORAS NÃO ABREM EXCEÇÕES.
Dica de amiga: coloque uma coisa na cabeça, enquanto você está lá choramingando no inbox da editora e/ou do organizador, existem outros blogs que estão correndo atrás do número mínimo e se inscrevendo, faça o mesmo!


4. Não enrole nas perguntas.
Imaginem: cada editora recebe centenas de formulários para parceria e da um trabalhão ler um por um.
Agora, ela faz várias perguntas nos formulários, é ai que você entra, seja objetivo, responda o mais brevemente possível, mas sem ser muito frio ou indiferente.
É uma pergunta de sim ou não? Não invente desculpas.
AHHHHHH, e na parte onde a editora pede para você falar um pouco de você e do seu blog(ou pergunta porque você quer ser parceiro): NÃO ESCREVA TEXTÃO. Gente pelo amor de Deus né? Teve gente que escreveu mais de 40 linhas, contando sobre acidente de família e se lamentando..............
Escreva NO MÁXIMO 10 linhas, apresentando de forma objetiva você e seu conteúdo no blog, o resto é enrolação.


5. Não saia falando mal da Editora por ai.
Ai vem a parte engraçada. A pessoa fala muito mal da editora por todos os grupos de blogs e de livros, mas na hora de se inscrever tá lá com formulário preenchido.
A gente vê essas coisas, se você fala mal da Editora não tem porque a gente te aceitar, não é?


Ok, falei bastante do que você NÃO DEVE FAZER AO SE INSCREVER, agora vamos as dicas para você MELHORAR SEU BLOG E CHAMAR A ATENÇÃO.


1. Tenha um layout (template) agradável visualmente no blog.
Para canais, vemos a capa do canal e as miniaturas.
Em Instagrans vemos a qualidade das fotos, se elas são bem tiradas etc.
Nas Páginas do Facebook vemos as imagens postadas e compartilhadas.

O ser humano é visual, ele gosta de ver. Se o seu espaço não agrada muito os olhos, é possível que as pessoas não passem muito tempo ali.
E você não precisa pagar caro em layout não, tem vários muito lindos que você pode baixar de graça! (ainda esse mês vou fazer um post com dicas de layouts para baixar grátis).


2. Atente as suas resenhas
Resenhas bem desenvolvidas e imparciais são o melhor. 
Isso não quer dizer que não pode ter resenha negativa, pode sim, desde que sua opinião pessoal não ultrapasse os limites. Você tem que saber fazer uma resenha negativa que ainda assim, apresente pontos positivos para balancear.
Editoras não gostam que você detone o livro dela, você vai influenciar muitas pessoas, e serão compradores perdidos.

3. Preste atenção nos seus números
Nem eu sabia disso, para mim meus números aqui do blog sempre estiveram ok, mas ai eu comecei a ver os dos blogs que se inscreviam e fiquei de boca aberta.
Quando eu falo números eu quero dizer seguidores/inscritos, visualizações mensais, e comentários nas postagens. Se atentem bem, pois esses são os que fazem a diferença aqui.

Seguidores/Inscritos: Em um grupo de blogs perguntaram qual a finalidade de pedir um número mínimo se vários dos inscritos viram fantasmas - ou seja, não interagem. Respondi lá o mesmo que vou falar aqui: O número de inscritos mínimos é um filtro da Editora.
Ter esses inscritos mostra que você se esforça para ter um público e quando alguém te segue - independente da rede - ela recebe notificação, seja por e-mail, notificação de celular ou apareça no seu feed de notícias quando você entrar na rede, e ai ela pode acabar clicando e vendo o que você postou. É necessário SIM.

Visualizações Mensais: É nesse número que vemos o tráfego de pessoas que passa pela sua rede todo mês, se você tiver um bom tráfego, com certeza chamará atenção. 
Note que, se seu número de visualizações mensais for menor que o seu número de seguidores, é bem provável que a Editora nem entre no seu blog na hora de avaliação. 
- AI TABATHA, MAS O QUE VOCÊ CONSIDERA UM BOM NÚMERO ENTÃO?
10.000 mensais.
Pode parecer muito, mas não é, a maioria dos blogs tem esse número. Não é anormal um blog de 300 seguidores ter 10.000 visualizações mensais. Mostra que várias pessoas entram no blog, e mesmo que sejam as mesmas pessoas entrando várias vezes, mostra que ela está sempre lá vendo as novidades.
A grande maioria tem esse número, então se você quer ter a notória chance de ser notado entre as centenas de inscrições, é nisso que você precisa trabalhar.
Eu tentei ver os blogs com +5.000 pois esses é um numero aceitável. Menos que isso seu tráfego de pessoas é muito baixo e as Editoras não vão se interessar.

Comentários: Você tem vários seguidores, e várias visualizações, mas seu público não interage? Não adianta, sua publicação passou batida. Queremos comentários, queremos envolvimento com o público, é ai que saberemos se estamos tendo o retorno esperado!



4. Coloque o link certo do blog
Infelizmente isso precisa ser lembrado.
Recebi diversas inscrições onde a pessoa esqueceu de botar o link do blog e/ou botou o link errado e eu não consegui entrar para avaliar.
Temos outras centenas de blogs para olhar, nenhuma Editora vai parar para tentar achar seu blog.


5. Poste mais de uma vez na semana.
Sei que é chato falar isso, muitas pessoas não tem tanto tempo, nem eu tenho.
Mas com uma frequência maior nas postagens você terá um número maior de visualizações no blog, e isso aumentará seus números.
O que eu indico? Escolha um dia na semana e faça diversas postagens, deixando-as programadas para serem postadas durante a semana! Ai seu blog vai estra sempre atualizado!



-- AHHHHHHHHH TABATHA, NÃO QUERO FICAR ESQUENTANDO COM ISSO, NÃO TENHO TEMPO, O BLOG/CANAL/INSTAGRAM/PÁGINA É SÓ UM HOBBY.
MAS MESMO ASSIM QUERIA PARCERIA COM EDITORA, É INJUSTO.
Eu entendo seu ponto, mas vamos ser sinceros aqui? Enquanto você considera isso um hobby, várias outras pessoas levam isso com a seriedade de um segundo trabalho, É por isso que são sempre os mesmos blogs escolhidos por todas as Editoras, porque eles se esforçam ao máximo.
A parceria com Editora não vai cair do céu, você tem que fazer sua parte. Ser blogueiro literário não é só ganhar livro de graça.


Espero que esse post tenha sido útil. 
Qualquer outra dúvida, sinta-se a vontade para perguntar nos comentários.
Beijinhos <3


10 comentários:

  1. Muito obrigada pelas dicas. Já seguia algumas, tenho meu blog desde 2010 e já fiz parceria com várias editoras. Grande abraço .

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Nossa, adorei esse seu post. Até hoje não tinha visto nenhum como o seu. Sempre quando me inscrevo, olho as regras. Já deixei de me inscrever em uma seleção porque a editora exigia que o blog tivesse no minimo 6 meses, na hora que vi isso, fechei a aba do navegador. Estava olhando os comentários na página de uma editora hoje e era os comentários no post de parceria. A quantidade de pessoas falando que queria se inscrever para ganhar livros porque não tinha dinheiro para comprar foi grande. Seu post me ajudou muito, e vou levar essa dicas em consideração na hora de preencher o próximo formulário de parceria.

    Beijos,
    www.livrosecafe.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Tabs!
    Achei muuuuito legal o post! Como você está selecionando você sabe exatamente os critérios utilizados e isso ajudou muito! Não sabia dessa do número de visualizações mensais e achei bem válido. Infelizmente tem muita gente que cria vários blogs nesta época do ano e sai plagiando todo mundo só para conseguir parceria =/

    Estarei acompanhando sempre o blog!

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei muito do post, consegui entender muita coisa sobre as seleções. Obrigada :).

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas. Mais claro impossível.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, sempre quis parceria mas minha influência não é assim tão grande.
    São belas dicas vou lutar para isso.

    Beijinhos =*
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tabatha ^^
    Curti muito o post, ele me foi realmente útil. Clareou a minha mente para os pontos que achava difícil de entender nos fatores de escolha das editoras.
    Você pode fazer um post mostrando como fazer a tão pedida Visualizações Mensais das editoras? Muitas pessoas não sabem como fazer isso no Google Analytics. Seria de extrema ajuda você poder esclarecer esse assunto. Espero que você um dia faça. ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi claramente verdadeiro e despido de enrolação.
      Ótimo post!
      PS 1: não sabia que existiam choramingos em inbox de editoras. lol
      PS 2: Odeio o corretor do celular (por isso apaguei o comentário).
      Seu blog é lindo! Parabéns!
      Beijos,
      Sâm.
      www.escriturasdaalma.com.br

      Excluir
  9. Amei o post. Continue ajudando as pessoas assim!

    www.instagram.com/resenhando.tudo

    ResponderExcluir

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo