4.12.15

Resenha #40 - A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch

A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch é uma história em quadrinhos escrita por Neil Gaiman e ilustrada por Dave McKean. A trama passa em Portsmouth, cidade do litoral da Inglaterra, e é montada por meio de memórias de um homem. A obra tem um pequeno problema com regionalização, já que Punch and Judy é um teatro de marionetes muito tradicional na Inglaterra tradicional, mas vamos conhecendo aos poucos sobre durante a HQ, com algumas breves explicações de Swatchell e várias cenas mostradas.

Punch e Judy é uma peça infantil de marionetes que tem raízes no século XVI. Conta a história do próprio Mister Punch, um polichinelo (figura originada na commedia dell’arte, tendo como características o fato de ser corcunda, ter o nariz curvo e representar um homem do povão, ocioso, porém ardiloso) que basicamente comete vários assassinatos durante a peça, como o de Judy, sua mulher, seu próprio bebê e até mesmo do diabo (mas tudo de uma maneira exagerada e cômica). E é aí que o título tem origem, porém, durante a HQ, o lado trágico é muito mais explorado.

Não é revelado o nome do protagonista e ele é o narrador de sua própria história, que é desenvolvida com base nas lembranças que tem da peça de Punch e Judy, de pessoas marcantes em sua vida e de suas férias passadas na casa dos avós maternos. As lembranças, na maior parte da história são da infância do protagonista e são narradas com uma visão infantil, sendo assim bem fantasiosas, com um ímpeto para descobertas e sempre questionando os adultos. A peça de Punch e Judy está presente durante a HQ inteira, aparecendo em atos de tempo em tempo e sempre chocando e deixando o protagonista curioso por aquela tragédia cômica.


Já o período passado na casa dos avós é mostrado durante a maior parte da HQ e é responsável por apresentar personagens secundários importantes para o protagonista. Como o próprio avô, que é responsável por um fliperama perto de falir em Portsmouth; o tio-avô Morton, seu parente preferido, por conseguir o olhar olho a olho, devido ao fato de Morton ser corcunda, deficiência que é tratada com mistério durante toda a HQ; o professor (nome dado ao apresentador de Punch e Judy) Swatchell (que vem da palavra Swazzle, um dispositivo usado pelos professores para fazer a voz de Mr. Punch, que é aguda e esganiçada), que é responsável por apresentar os bastidores da peça para o narrador, dando um ar místico para cada marionete e para a origem de Punch; e também a sereia, que trabalha num tanque no fliperama de seu avô e passa por problemas após uma gravidez indesejável.


Neil Gaiman e Dave McKean tem uma parceria de sucesso em várias áreas, como no livro Coraline, no filme MirrorMask e em várias HQs, como Sandman (onde o Dave é responsável apenas pelas capas), Orquídea Negra, Sinal e Ruído, entre outras. Dave McKean traz o melhor de sua arte, fazendo sobreposições de imagens e misturando desenhos com fotografias. Trabalhando, principalmente, com cores neutras e frias, para aumentar a dramatização da obra. E Neil Gaiman trabalha muito bem com as memórias, construindo um abrigo com a inocência e curiosidade de uma criança em um mundo de adultos.
Editora: Conrad
ISBN: 978-85-7616-41-2
Gênero: Drama
Páginas: 104

Minha avaliação: ★★★★
Resenha feita por Thierry Vasques

18 comentários:

  1. Tenho que confessar que não é o meu gênero, mas sua resenha ficou muito legal mesmo.

    PS: Seu blog é muito fofo. ♡

    Abraços,

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Adoro este livro demais. Uma das melhores leituras de 2015.

    Beijos
    Juci Pauda
    Jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii,
    Não conhecia esse livro, e também não é muito o meu estilo. Mas confesso que fiquei curiosa, e me pareceu que os personagens são muito bem explorados, e isso conta muito em um livro. Vou pensar sobre ele kkkk.
    Xx

    ResponderExcluir
  4. Eu estou começando nesse mundo de HQ aos poucos. Já tinha visto essa, mas não parei para me informar sobre o que seria então essa é a primeira resenha que leio.
    Não parece ser muito o meu estilo - estou achando que eu e o Neil Gaiman temos essa coisa de não se dar bem...mas, quem sabe eu arrisque. Achei a ideia interessante demais para não dar uma chance...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Achei interessante a arte dessa HQ, mas confesso que dessa vez a história não me impressionou… Não acho que a lerei em breve. Talvez, quem sabe, quando tiver conferido outros trabalhos do Nail. Se dele me tornar fã, não tenho dúvidas de que quererei acompanhar todos os seus trabalhos. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Não sou muito fã do Neil Gaiman, então confesso que não me interessei muito pela HQ, também pelo fato de eu não gostar muito de HQs *-* Não sabia que Coraline era uma parceria dos autores *-* Não sei se leria essa HQ, mas acho que não o faria agora. Estou procurando romances mais leves, sabe?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler a obra, achei a edição linda demais! E a trama muito diferente. Adoro a escrito do autor, então sei que vou adorar a leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    A obra já ganhou um ponto comigo por ser do Neil Gaiman. Eu li poucos livros ou hq do autor, mas gostei do que eu encontrei em cada volume. E pelo que percebi, essa obra vale muito a pena, parabéns pela resenha!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Thierry!
    Poxa, já li algumas histórias e textos do Neil, tenho quase certeza de que já li Mr. Punch, sua resenha buscou algo lá dentro da memória mas eu não consegui associar. Enfim, eu amo drama e mesmo não curtindo muito quadrinhos, esse livro me conquistou.vou procurar mais dele. Valeu pela dica!
    Bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá... não me interessei muito pela HQ, pois geralmente não leio e o enredo em si não me chamou atenção... fiquei mesmo foi impressionada em saber que ela vem de base de uma peça de teatro apresentada para crianças... achei muito pesado.... acho que ela é forte para o entendimento e até a mente das crianças, mas como é algo do século XVI vai saber se as crianças não são tão fortes né... enfim... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Sabe não é um género que eu procuraria. É uma leitura bem diferente das que costumo ler mas devo admitir que fiquei bem curiosa graças a tua resenha! Está ótima e faz com que o leitor queira mesmo ler.
    Parabéns. ...

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Sabe não é um género que eu procuraria. É uma leitura bem diferente das que costumo ler mas devo admitir que fiquei bem curiosa graças a tua resenha! Está ótima e faz com que o leitor queira mesmo ler.
    Parabéns. ...

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia essa HQ, e adorei saber que ela conta dentro dela uma peça que conta a história de um polichinelo (foi o que entendi, não sei se entendi certo...rs...). Amo commedia dell'arte! Nunca li nada do Neil Gaiman, e acho que vou começar por Coraline (que eu não tinha a menor ideia de que tinha sido parceria com o mesmo ilustrador), mas esse livro acaba de entrar para a minha lista também. As ilustrações que você mostrou estão muito legais, parecem mesmo auxiliar na dramatização da obra.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi não conhecia o livro mas adorei as ilustrações. Trabalho lindo! Se tiver a oportunidade vou dar uma conferida! Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Neil é um dos melhores autores que conheço, muito completo. Entretanto, não senti vontade de ler essa HQ, acho que ficaria bastante perdida ao longo da leitura e a achei confusa - talvez seja uma impressão.
    O autor trabalha mesmo muito bem as memórias, sei disso pelo livro Um Oceano no Fim do Caminho, que é fantástico.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Bru
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Olá, Vou dizer que HQ só lia os da Marvel, mas ouço falarem muito bem do Neil Gaiman,
    A Capa é muito bonita e a sinopse bem instigante.
    Vou ter que ler algo do autor e me aventurar pelo mundo do HQ.
    Parabéns pela resenha e pelo blog.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  17. Eu estou com muita vontade de ler essa obra, já li coisas do Gaiman e ele é um autor que me agrada muito, depois dessa sua resenha maravilhosa só posso dizer que estou com ainda mais vontade de ler.
    Estou seguindo e adorando o blog <3
    Beijos.
    Tenho um blog sobre filmes, series, cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  18. Não me agradou. Não pela sua resenha, mas sim pelo gênero da história. A diagramação é lindíssima. Gostei também muito da capa.

    Nunca ouvi falar sobre o escritor, achei meio pesado.

    Mas adorei a forma como vc colocou.

    beijos!

    ResponderExcluir

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo