12.11.15

Resenha #38 - Êxodo: A Saga do Ouro Azul

Olá, chuchus!
Hoje tem outra resenha no blog!
O livro da vez é o "Êxodo - A Saga do Ouro Azul" escrito pelo autor parceiro Clóvis M. Fajardo.
Outro nacional aqui no blog pessoas *o*

O livro é uma série de 8 contos distópicos que se passam em 2065. Eu não sou muito fã de livros de contos, mas esse é bom porque as histórias se entrelaçam.
O ano em que a água acabou e a energia foi desligada no estado de São Paulo e a população luta para sobreviver sem água.
Depois do apagão pessoas começam a fugir da capital a procura de água, algumas por exemplo começam uma longa caminhada até o litoral de Santos.

O livro nos mostra o desespero do ser humano ao viver sem água e o que podemos nos transformar para conseguir a preciosa fonte da vida. Mostra como as coisas como o dinheiro ficam obsoletas quando comparadas a falta de água e a visão de morte que ficar sem ela trás.
O livro trás uma linguagem mais culta e tem fortes aspectos religiosas presentes em todos os contos do livro. Isso não atrapalha em nada a leitura e eu até gosto de ter um ar mistico que a religião trás nos livros.

Os contos podem ser pequenos - uma pena - mas neles vemos fé, mortes (uhuul, adoro umas mortes em livros), vemos amor apesar de tudo.
É um livro que faz pensar, já que pode ser uma realidade bem próxima da gente.
O papel é branquinho mas o espaçamento e o tamanho das letras são ótimos, o que ajuda a cansar menos na leitura.
Alguns contos são narrados em terceira pessoa, outros em primeira e isso deixa a leitura mais dinâmica - na minha opinião.
Espero que tenham gostado!
Beijinhos.

Editora: Autografia
ISBN: 978-85-5526-097-1
Gênero: Distopia
Páginas: 88
Minha avaliação: ★★★★

14 comentários:

  1. Oie!
    Confesso que não gosto de contos, leio um ou outro, mas não poucos que realmente me atraem. Achei muito interessante esse livro, devido a história ser contada através dos 8 contos. muito interessante.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  2. Olha eu sinceramente não conhecia o autor, mas achei o livro dele bastante interessante, ainda mais se tratando de uma distopia que agora está na moda né? Acho que mais autores nacionais deveriam adotar essa ideia, até porque precisamos de mais livros assim. Gostei só do simples fato de falar da água e da energia, ainda mais porque é um problema que ocorre hoje conosco e acho bacana ler um livro assim. Porque de fato sempre trás uma lição para nós.

    Eu adorei sério...Muito bacana e a capa do livro é linda =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-cartas-para-voce.html

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Não leio muitos contos. Porém, me interessei bastante da premissa do livro. Curto muito o gênero distópia, e é incomum vê uma que se passe no Brasil, o que só fez minha curiosidade aumentar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu adoro livros de contos e acho que esse eu gostaria bastante. Gosto de ler livros nesses estilos que mostram o que pode acontecer no futuro. É assustador pensar que pode acontecer e com isso vc passa a se conscientizar. Acho que todos deveriam ler livros assim.
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor! Sou apaixonada por contos, não nego. E sempre que vejo um livro fico com vontade de ler. Acho que no meio de v´rias história uma sempre vai me conquistar. Fiquei receosa quando você falou das páginas brancas, mas vi nas fotos que as letras como você disse ajudam =) Ai me animei de novo!

    Um abraço! :*
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Também não gosto muito de livros de contos, mas sou uma fã fanática de distopia, então já fiquei curiosa para ler...hehe' Desanimei um pouco ao ver a quantidade de páginas e quando você disse que ele tem aspectos religiosos *-* Não gosto muito disso :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    nunca ouvi falar de contos distópicos, é diferente!!!

    Adoro as distopias...e a premissa dessa, apesar da parte da religião me agradou bastante! Contos não são minha leitura favorita, pois acaba rápido, mas pela proposta e tema do livro, parece que vou gostar....

    vou anotar a dica! Gostei bastante....

    Tua resenha está perfeita!!!

    bjs

    Eu Pratico Livroterapia


    ResponderExcluir
  8. Oiie!

    Eu não conhecia o livro, nem o autor, confesso! Mas sempre bom ver nacionais nos blogs!
    Esse livro é uma distopia, não tão distante da realidade né? Bem interessante!
    O tear religioso que ele trás tem a ver com o apocalipse?
    A capa ficou bonito e o nome bem legal tb!!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de contos. Normalmente não me interesso por tramas desse gênero, mas esse livro me chamou a atenção por tratar de um tema muito pertinente e atual, que é a possibilidade de, em um futuro próximo, ficarmos sem água. E, claro, como você mostra na resenha, não há dinheiro que possa resolver esse problema. A prevenção de um problema desse tipo passa pela conscientização e, nesse sentido, uma obra como essa ajuda, já que faz refletir sobre essa questão.

    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Tabatha, sua linda, tudo bem
    Esse assunto é muito sério, pois ele é real. Já estamos vivenciando a falta de água em alguns lugares e não vejo ninguém fazendo nada, o que é grave. Gosto muito de distopias, mas não tenho o costume de ler contos, não faz o meu gênero. Mas independentemente disso, o livro parece ser muito bom, gostei de saber que iremos vivenciar o drama dos personagens e que de alguma forma esses contos se relacionam. Para quem gosta, é uma ótima dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ooi,
    Eu achei o livro muito lindo e adorei os temas dos contos, 2065 parece longe mas se não mudarmos de postura diante de algumas coisas a nossa realidade pode se tornar a fantasia distópica que lemos. Muito legal a resenha, vou procurar para ler.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  12. Oi! Parabéns pelo blog , é lindo! Adorei a capa desse livro e fato dele ser distópico , adoro livros desse gênero . Vai pra minha lista de leitura. Bjs e parabéns pela resenha !
    umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Sabe aquela coisa de não gostar muito de contos e não curtir muito distopias? Então... Essa sou eu.
    Mesmo assim, lendo sua resenha fiquei com a sensação de que o livro é bem interessante e que ele merece uma chance. Ainda mais com um tema tão importante como a água.
    2065 parece tão longe, mas se a gente parar para pensar em como estamos nos dias de hoje não sei se a água dura até lá... Não é meu tipo de livro, mas entrou na lista!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá. Amo distopias mas confesso que ando bastante desanimada sobre este gênero. E também não me animei pela quantidade de páginas e por ser contos, não sei se seria uma eitura interessante para mim. Mas, quem sabe mudo de ideia e eu acabe dando uma chance.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo