23.6.15

[Semana do Livro Distopia] Resenha #30 - Distopia

Oi oi gente!
Hoje é o último dia da semana de divulgação do livro Distopia, mas sem dúvida não é a última vez que eu vou falar dele aqui!
Depois de atrasar esse post por dois dias por causa de uma gripe maluca, hoje eu vou trazer a resenha do livro, pra vocês acabarem com as dúvidas e comprarem assim que o livro lançar.

Após uma grande guerra que devastou o mundo, as pessoas se organizaram em 4 sociedades - Norte, Sul, Leste e Oeste - onde antes eram Estados Unidos, México, França e China.
Governados pelo Coronel sobre uma forte disciplina militar o mundo se separou em duas classes sociais: Governantes e Governados.
A guerra aconteceu em 2000 e a história se passa no ano de 2044. Com a forte Ditadura muitas coisas que eram usadas para o lazer foram proibidas. Os governados não tem mais acesso a internet e a nenhum tipo de tecnologia, e os governantes podem usa-la muito limitadamente.
Divididos por um muro, os governantes eram os que mandavam e tinham uma vida farta de luxuria, enquanto os governados tinham que sair de casa aos sete anos e servir ao regimento até terem idade de escolher uma das seis profissões: Educação, Segurança, Saúde, Alimentação, Política e Ciência.
Laura é uma governante, filha caçula do Coronel do Norte, Ela desfruta de boa comida, lindas roupas e vários luxos que as pessoas de dentro do muro tem.
Thiago é um governado, veio da casa 6 do lado de fora do muro. Lá tudo é cinza e todos usam roupas de a cordo com a sua profissão. Aos sete anos, ele teve de deixar sua família para ir servir no regimento.
A história é contada hora no ponto de vista de Laura e hora no ponto de vista de Thiago, e ao final de cada capítulo temos flashbacks do passado deles que ajudam a entender a situação presente em determinados momentos.

No ponto de vista de Laura, podemos ver ela crescer numa casa cheia de amor, rodeada pelos irmãos, e mesmo a mãe dela irritando ela, podemos ver o quanto ela gosta da família. Ela tem uma forte personalidade, não gosta de usar s vestidos que a mãe a obriga e sempre que pode usa as botas velhas dos irmãos. Quando o tempo passa e seus irmão vão embora, Laura começa a ver que não quer ser só mais uma menininha governante, o seu maior desejo é assumir o lugar do pai, mesmo isso não sendo possível. 
Ela então implora ao pai para ter aulas e aprender a usar armas e o Coronel acaba cedendo e chamando um amigo de confiança que trabalha no regimento para ensiná-la.
No ponto de vista de Thiago, vemos o quanto foi difícil ser separado da família e obrigado a esquecer da onde vinha com apenas sete anos. Ele cresce e aprende a obedecer as ordens do sargento para coisas ruins não acontecerem. Mesmo não sendo o melhor lugar do mundo, o regimento deu amigos a Thiago.

O foco da história não é o romance dos dois, as cenas dos dois juntos são poucas. O foco mesmo é o governo e como ele é cruel, nos dois lados do muro.
O livro traz muita ação, corrupção, momentos reflexivos e uma dose bem medida de romance.
Por seu o livro de estréia da autora eu esperava menos, mas a história me surpreendeu. O livro tem tudo para ser um sucesso e ter uma continuação ainda mais surpreendente.

Acho que a resenha ficou maior do que eu queria. Espero que vocês se interessem e possam se identificar com a história assim como eu me identifiquei!
Obrigada Kate, por tudo que fez essa semana ser muito divertida.
Saiba mais sobre a autora!

Mais sobre o livro!

Espero que tenham gostado da resenha, não esqueçam de comentar!
Beijinhos!

*O e-book foi cedido pela autora ainda cru e sem edição, algumas coisas podem mudar depois da publicação.

9 comentários:

  1. Esse livro parece ser DEMAIS! Ótima resenha! bjs *-*

    ResponderExcluir
  2. Quando comecei a ler,achei q seria uma história de romance envolvendo os dois jovens de mundos diferentes mas ao ler o final mudou meu conceito uehuehe. Gostei muito!!!

    www.meianoitebr.com

    ResponderExcluir
  3. Quando comecei a ler,achei q seria uma história de romance envolvendo os dois jovens de mundos diferentes mas ao ler o final mudou meu conceito uehuehe. Gostei muito!!!

    www.meianoitebr.com

    ResponderExcluir
  4. Oiie! Te marquei em uma TAG lá no blog!

    www.meusdespropositos.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, e digo que gostei da resenha. Curto distopias, apesar de conhecer mesmo as mais clássicas, tipo 1984, Laranja Mecânica,..., mas pretendo um dia ler algumas destas mais recentes. Acredita que, por exemplo, ainda não li Jogos Vorazes?! Pois é... Mas bem, gosto de tramas que envolvam política, governos autoritários e opressores, enfim.

    Beijinhos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  6. Oi Tabatha,
    Adoro Distópicos, acho mega criativos e sempre me dão um pouco de medo haha

    Gostei muito da premissa desse e do que li na sua resenha
    Acho bacana explorar essas questões políticas e né, romance pode ser pano de fundo haha

    Ótima resenha!

    bjs e tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    O livro parece ser super bacana, ainda mais para um livr de estréia, mas confesso que já saturei de distopias e não em interessei nem um pouco por essa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Tabatha!
    Tinha visto este livro em outro blog e ficado muito curiosa, pois amo distopias. Esta parece prender bastante e ter uma protagonista super cativante. Gostei da sua resenha, fiquei curiosa para ler também. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ter bem os pés no chão, é uma distopia que ao mesmo tempo não viaja muito, traz até mesmo um pouco de realidade, parece bom mesmo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/06/o-milagre.html
    Tem resenha nova no blog de "O Milagre", vem conferir!

    ResponderExcluir

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo