11.5.17

5 DICAS PARA MELHORAR SUAS RESENHAS!

Esse é um post que vai servir de ajuda para todos que querem trabalhar com um blog, seja ele de beleza, moda ou livros.
Fazer resenha de produtos é tipo o ponto inicial de blogs caso você queira tornar o seu trabalho sério. É assim que as marcas vão te conhecer, saber do seu trabalho. É assim que o público vai te conhecer, saber das suas opiniões e, se forem opiniões verdadeiras, confiar em você!

Mas acontece que muita gente faz algumas coisas erradas nas resenhas - claro gente, eu também erro, minhas resenhas não são perfeitas também - e aqui eu trouxe 5 dicas que eu aprendi para tornar as resenhas melhores, mais esclarecedores e atrativas, seja sobre livros ou outros produtos, ok?
Então sem mais enrolação, vamos lá...


1. SE ATENTE AO PORTUGUÊS!
Ninguéeeeeeeeeeeeeeeeem merece uma resenha cheia de erros de português e abreviações, acentos faltando, nada de virgula...
Claro que uma coisa ou outra sempre escapa, meus textos vivem com palavra comida haha; Mas ai cabe a você revisar seu texto uma, duas, três vezes antes de postá-lo. Mesmo assim um ou outro errinho vão passar, normal, mas o que vale é que você fez seu máximo.
Só não pode entregar uma resenha cheia de erro de português, a primeira coisa que as pessoas vão pensar ao ver sua resenha é: "Como eu vou confiar na opinião dela se nem escrever direito ela escreve?"


2. ILUSTRE SUA RESENHA
Já ouviu a frase: "nunca julgue um livro pela capa"?
Pois é, mas a gente julga. Julga muito, não adianta fingir que não. Então a gente além de saber sobre o livro, quer ver ele! Quer saber tamanho, como ele é, como ele fica de lado, qual o tamanho e desenho da lombar e da parte de dentro...
E isso vale para produtos de beleza também, então vou dividir essa dica:

  1. Produtos de Beleza, Cosméticos e coisas em geral: Tire foto de "Antes x Depois" com o produto. Tire foto da embalagem. Tire foto de você usando ele em todo o rosto (ou todo cabelo, ou corpo...). Mostre cada detalhe dele - logo, embalagem, fundo, da caixinha que ele veio, da sacolinha que ele veio. Tire foto dos vários jeitos de usar! Quanto mais foto melhor!
    Veja um exemplo de post clicando aqui.

  2. Roupas, Sapatos e acessórios em geral: Mostre detalhes! Aquele botão fofinho na manga, aquele pingente da pulseira... Mostre também o conjunto todo! Mostre de diversos ângulos e tudo que tiver compondo seu look, tudo que vier com o sapato - sim gente, até a caixa e os papéis que veem dentro!
    Veja um exemplo de post clicando aqui.

  3. Livros: Tire foto da capa do livro. Tire foto dos brindes que vieram junto com o livro, das orelhas, das páginas, da diagramação, dos inícios de capítulos, do verso do livro, da lombar! Quanto mais fotos, mais encantadoras suas resenhas ficarão, e chamarão muita atenção!
    Veja um exemplo de post clicando aqui
E gente, sem essa de "eu não sei tirar foto".
Tenho certeza que você já ouviu da sua mãe que ninguém nasce sabendo. Você tem que praticar, e praticar, e praticar... E cada vez que você fizer um post, suas fotos estarão melhores.
Sabe como eu sei disso? Da uma olhada no primeiro post que eu fiz com fotos que eu tirei: PRIMEIRO POST.

E agora da uma olhada no último post - até agora - em que eu ilustrei com fotos: ÚLTIMO POST.
Grande diferença, não?


3. NÃO ENROLE, MAS TAMBÉM NÃO RESUMA MUITO!
Você está fazendo uma resenha.
Uma resenha não deve ter apenas o que tem na sinopse.
Uma resenha deve sim evitar spoilers - isso se não for a continuação de outro livro, mas ai você tem que avisar que pode ter spoiler para quem não leu o livro anterior.
Em uma resenha, você não deve contar mais do que a metade da história - Tudo que acontecer depois da metade já vira spoiler minhas flores.
E ahhh, a resenha também tem que conter: o que você achou da narrativa, sua opinião sobre os personagens e cenários, se a história foi envolvente, se o final foi envolvente - sem dar spoiler sobre -, se a diagramação, margem, gramatura do papel estavam boas, o que você achou da capa.
Ta vendo? Se você se alongar demais em contar sobre a história sua resenha fica desinteressante. Se você encurtar demais fica sem informação, uma mera sinopse. Saiba dosar.


4. SAIBA DAR SUA OPINIÃO POSITIVA OU NEGATIVA
Acho que essa é a maior e mais valiosa dica aqui pessoal. Principalmente se, no caso de livros ou produtos, forem recebidos de parceria.
Nenhuma marca, editora, autor, gosta de perder cliente e cabe a você, ao fazer uma resenha negativa, saber balanceá-la com a sua verdadeira opinião sem "detonar". Conseguem entender?

Quando sua opinião sobre o produto for positiva, maravilha, mas só se ele for EXTREMAMENTE bom, que você tem que dizer que ele é extremamente bom - isso vai entrar na próxima dica - não adianta ressaltar um produto como se ele fosse o máximo se ele é apenas médio, ou bom.

Opiniões negativas são ainda mais importante de se prestar atenção pois, opinião é algo muito pessoal. Você pode detestar o produto, mas outra pessoa pode gostar muito dele. Então é muito importante que em uma resenha negativa você coloque, também, pontos positivos sobre o livro, não precisa mentir gente, nada é tão ruim que não tenha pelo menos algo que te agrade.


5. SEJA VERDADEIRO
Ultima dica, que você pode levar também para o dia a dia.
Não minta, gente.
Não precisa ressaltar o livro se ele não for bom, não precisa falar que o livro é pessimo só porque o final não foi como você esperava.
Lembrem-se: vocês tem um público que te segue e se influencia pelas suas opiniões. Vale a pena mentir e, futuramente, quando esse público descobrir que você mentiu, você perder sua influencia e cair em descrédito?


Aqui no blog você também poderá encontrar "Dicas para conseguir parcerias com Editoras" e "10 dicas para você começar um blog".
Lembrando que em nenhum desses posts eu dou uma fórmula mágica, você tem que ter seu jeito de fazer as coisas. As dicas que eu dou aqui são para te ajudar a melhorar seu conteúdo cada vez mais!

Eu também pretendo trazer um post no blog explicando os tipos diferentes de parcerias com empresas e um jeito prático de calcular qual o preço que você deve cobrar por seu trabalho de blogueira. O que acham? Gostariam?


Espero que tenham gostado,
Beijinhos <3

6 comentários:

  1. Posso dizer que algumas das dicas já as sigo mas outras nem por isso

    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas são ótimas! A do português concordo muito, quando vejo muitos erros banais nem paro pra ler... sobre as fotos, é muito importante! Adoro post bem ilustrado, mostra que a pessoa se preocupou. Acho que o mais difícil daí é saber balancear o relato de um produto que não gostou, e precisa postar a resenha. Não saberia bem como proceder!

    Beijinhos!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A.D.O.R.E.I.
    Nossa muito bom!! Quero próximo post sobre as parcerias!

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post! ♥
    As minhas primeiras fotos também eram horrorosas (não que eu tenha melhorado muito) mas vamos aprendendo com o tempo.
    Eu tento seguir ao máximo possível todas as dicas que você passou, não só nas resenhas, mas em todos os posts!

    Abraços - http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Post importantíssimo Tabatha! ^^
    Obrigado por nos presentear com sua experiência! 😍😍

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, eu particularmente tenho um pouco de medo de acharem que só falei bem por ser parceria, porque quando gosto eu falo mesmo! Faço todos os elogios merecidos com toda a sinceridade, quem acompanha meu blog sabe que sou sincera,mas novos leitores podem acabar achando que é pela parceria, esse 'medo' me faz ficar um bom tempo pensando em como fazer a ultima edição na resenha antes de publicar rsrsrsrs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo