29.3.17

RESENHA #69 - SEM AMOR, SÓ A LOU(CURA)

Nada melhor do que terminar Março com uma resenha não é mesmo?
Melhor que isso só se for uma resenha super leve e cheia de sentimentos. Por isso trouxe o livro "Sem Amor, só a Lou(cura)" que recebi em parceria com o autor Pablo Madeira!

Foi uma leitura bem rápida, envolvente e inspiradora. Tanto na parte das fotos, como você verão no post, quanto para a vida, por isso trouxe a resenha correndo.

"Sem Amor, só a Lou(cura)" foi publicado pela extinta Editora Dalle Piage, e trás diversos contos e crônicas sobre o sentimento cotidiano, aquela fisgada no coração que sentimos no íntimo de nossas almas.


"Com uma linguagem ímpar, misturando amizades, amores, decepções e dores incuráveis, Pablo Madeira nos apresenta um retrato da vivência humana, de seu interior mais solitário, ambicioso e inacreditável. Cada texto foca em um sentimento e tema que nos obriga a ponderar sobre a vida e o seu sentido real, como se realmente pudéssemos encontrar qualquer significado em meio ao nosso caos mental. A maturidade e desenvolvimento ao longo de sua carreira é evidente e formidável." (Trecho extraído do prefácio que foi escrito pela autora L.L Alves).
Autor: Pablo Madeira
Gênero: Contos 
Páginas: 100
Formato: Livro Físico
Nota:  
Onde Comprar: Compre com o Autor  

Não faz muito tempo que fiz aqui no blog um post de Primeiras Impressões sobre o novo livro do autor, "Árion - O Reflexo de um Outro Mundo", que será lançado pela Editora Xeque-Matte no primeiro semestre de 2017.
Na leitura do arquivo de Primeiras Impressões a escrita do Pablo me envolveu e eu fiquei bastante tentada a ler outras obras do autor. E não foi surpresa confirmar que a leitura de "Sem Amor, só a Lou(cura)" foi igualmente viciante.

Embora as duas obras sejam bastante distintas - "Árion - O Reflexo de um Outro Mundo" é uma fantasia e "Sem Amor, só a Lou(cura)" um livro de contos e crônicas - a essência da escrita do autor continua ali.


"Sem Amor, só a Lou(cura)" começa a arrebatar olhares já pela capa, que vamos combinar está incrível. A ilustração em forma de aquarela trás a calmaria que o livro me passou durante a leitura, mesmo o assunto de diversos contos sendo algo nada calma e pacífico.
Outro ponto forte do livro são as ilustrações, feitas pelo ilustrador Mauricio Kanno, no começo de cada novo conto. Parecem desenhos feitos com carvão, que retratam algo importante do conto a ser lido, mas sem dar "spoiler", acho que isso foi uma das coisas que enriqueceu a obra ainda mais.

Os contos tem como tema central os sentimentos cotidianos, coisas que fazem parte da nossa vida, felizmente, ou infelizmente. De uma certa forma o autora tenta trazer nesses contos uma lição sobre a vida e usar seus conhecimentos na área de psicologia para deixar a narrativa real. - Não sei se foi a intenção dele, mas foi o que consegui perceber e absorver.

Não são contos longos, alguns tem menos de meia página, sendo que o maior conto é o "Sem Amor, só a Lou(cura)" que dá título ao livro, com cerca de 5 páginas.


São, ao todo, 19 contos que falam sobre amores, amizades, anseios, dores e vícios, sendo que 4 se destacaram durante a minha leitura, por conta da sensação que me trouxeram.


Os Olhos Dela: Um conto curto, de três páginas, que mostra como nossos olhos podem encantar, é só saber conversar usando eles.

Tudo o que eu Quero:
É um conto de menos de meia página, onde o narrador diz todas as suas vontades. Embora seja curtinho, eu me identifiquei muito com o narrador, senti o que ele sentia.

As Rosas na Porta: Acho que de todos, foi o mais lindo. Uma mulher começa a receber misteriosas rosas amarelas no tapete da porta da frente, diariamente. Me encantou demais a simplicidade do conto e o desfecho.

A Resposta: Outro texto que escolhi porque me identifiquei demais. A Resposta é uma carta que uma mulher manda a amiga, explicando seu sumiço, por conta de sua doença. Me senti ali, na pele dela, tentando me explicar para todos a minha volta.


Optei por não trazer um resuminho dos outros contos para que vocês permaneçam com a sensação deliciosa de surpresa ao fazer a leitura.

Todos os contos, inclusive os mais "pesados", me deixaram com um gosto de quero mais sobre a história, e sobre a escrita do Pablo.

Se você souber olhar e ler esses contos com paciência, tirará lições valiosas e preciosas sobre si mesmo e sobre amor ao próximo.
Acho que essa foi a lição que eu reforcei na minha mente enquanto lia: nunca sabemos a dor que a outra pessoa carrega consigo.


MAIS SOBRE O LIVRO E O AUTOR:


Espero que tenham gostado!
Beijinhos <3

Um comentário:

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo