17.7.14

Resenha #10 - Jogos Vorazes

Título: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
Livro 1
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400
Ano: 2010
Saiba Mais: Skoob
Onde comprar: Submarino || Saraiva || Americanas

ATENÇÃO, esse post pode ter SPOILERS do livro.

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre a seu favor!
     Num mundo pós-apocalíptico, 13 distritos, que são comandados pela capital, se revoltam contra seu comandante. Como punição, além da destruição do Distrito 13, a Capital cria os Jogos Vorazes - Um jogo anual onde cada distrito sorteia um jovem casal entre doze e dezoito anos para irem para uma arena e lutarem até a morte, o último competidor vivo ganha os jogos e é presenteado com riquezas e muita comida. Já os que morreram são usados como forma de demonstrar o poder da Capital perante os distritos. 
    Muitos distritos vivem na miséria, os jovens se sujeitam a colocarem mais um papel com o seu nome no sorteio como forma de ganharem comida do governo.
    A cada ano o número de papeis com seu nome dobra, então se com doze anos havia um papel com seu nome, com treze anos haverá dois papéis, aumentando assim, a chance de ser sorteado para os jogos.
    Cada distrito é responsável de fornecer algum material para a Capital, o Distrito 12 é responsável pelo carvão.
    Katniss Everdeen, moradora do Distrito 12, tem seu pai morto nas minas de cavão e se vê responsável pela sobrevivência de sua mãe (que não tem nome kk) e de sua irmã mais nova, Prim.
Meu pai cantava, todos os pássaros na área caiam no silêncio e escutavam. Sua voz era tão bonita, alta e clara e tão cheia de vida que fazia você querer rir e chorar ao mesmo tempo.
    Para sobreviver Katniss caça ilegalmente além das fronteiras de seu distrito, e vende suas caças para o mercado negro da cidade, chamado de Prego. É assim que ela conhece seu melhor amigo e companheiro de caça Gale. 
    No 74º Jogos Vorazes, Katniss tem seu nome colocado para o sorteio 20 vezes, mas por azar quem é sorteada como representante feminina do distrito é sua irmã Prim, de apenas doze anos e um papel. Ela então se voluntaria a ir para os jogos no lugar de sua irmã Prim, e implora para Gale cuidar de sua irmã e de sua mãe. Seu maior desejo é que Gale não seja sorteado, pois ele possui 42 papeis com seu nome no sorteio, e que cuide de sua família. Felizmente ele não é o escolhido.
    Peeta Mellark, filho do padeiro da cidade, é o azarado que assume o posto de representante masculino do Distrito 12. Apesar de seu "concorrente' nos jogos, ele acaba tendo um importante papel para sua própria sobrevivência e para sobrevivência de Katniss.        Com todo treinamento, Katniss aprende a aceitar a ajuda de Peeta e a engolir o seu orgulho para poder, a todo custo, ganhar os jogos e proporcionar uma boa vida a sua mãe e irmã.
E enquanto estou conversando, a ideia de perder Peeta de verdade me atinge novamente e percebo o quanto não quero que ele morra. E não é sobre os patrocinadores. E não é sobre o que vai acontecer em casa. E não é só porque eu não queira ficar sozinha. É ele. Eu não quero perder o garoto com o pão.
   Com ajuda de seu mentor Haymitch, de sua preparadora Effie e de seu maravilhoso estilista Cinna, Katniss e Peeta irão conquistar toda Panem e fazer grandes inimigos.
    O livro nos mostra o antigo Pão e Circo romano, mostra como um governante usa o poder e a escassez de comida para comandar e entreter um país em ruínas.
    Desde que foi lançada, a obra já prometia ser sucesso, tanto nos livros quanto nos filmes. Retrata a ideia de um possível futuro para humanidade, mas com alguns fatos que sempre estiveram presente durante o percurso da história. Por esta razão, é possível identificar uma crítica social bem definida: a classe dominante, rica e soberba explorando uma grande maioria, pobre e miserável!
Pego sua mão, segurando com firmeza, preparando-me para as câmeras e abominando o momento que finalmente terei de soltá-la.
    Essa série de livros é minha preferida, me envolveu e me prendeu. Li todos os livros em uma semana, e foi ai que eu percebi a grande importância dos livros na minha vida. 
    Os dois primeiros livros (Jogos Vorazes e Em Chamas) já viraram filme, e dia 21 de Novembro está prevista a estreia da primeira parte do ultimo filme, A Esperança.

11 comentários:

  1. Eu também gosto muito de Jogos Vorazes, acho Em Chamas o melhor livro dos 3. Acho que a autora pecou um pouquinho na narrativa do início, e isso acontece em toda a trilogia, mas, mesmo assim, acho que são interessantes. Beijos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu nem li a resenha pois tenho medo de spoilers, mas ganhei o box ontem e vou começar a ler em breve, então voltarei aqui para ler sua resenha :p

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei sua resenha! :D
    Adoro esse livro, Suzanne Collins sabe direitinho como nos envolver completamente em uma história!
    É uma das minhas trilogias favoritas, com certeza.
    Beijos, Lerissa.
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho que eu vou demorar muito a ler Jogos Vorazes, adoro os filmes, mas nunca me sinto instigada a ler os livros

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por Jogos Vorazes, é uma de minhas séries favoritas. Achei o segundo livro o melhor da trilogia e o terceiro o mais fraquinho, mas no geral é ótima!
    Adorei a resenha!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Imagino que quase todo mundo já leu esse livro e eu só consegui pegar para ler agora, em 2014. Mas agora eu sei porque tantas pessoas amam essa série. Ele já me conquistou por se tratar de uma distopia, que está entre os meus gêneros literários favoritos. Mas não é só isso, a história é muito bem escrita e nos mostra um lado cruel do ser humano, que procura se divertir com a desgraça alheia. Já não bastante a Capital tratar os moradores dos distritos de modo desumano, deixando que passem fome e necessidade, tendo que trabalhar muito para não ter quase nada, eles ainda sentem a necessidade de pegar a juventude dessas pessoas e matar de um modo cruel. O livro também é bastante emocionante, confesso que até cheguei a chorar em determinadas partes e em outras ficava com o coração na mão.
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu amo esse livro, essa saga, TUDO!
    Com certeza um dos meus preferidos.
    Bela resenha.
    Amei o blog!
    -Seguindo-

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bom, como você disse que a resenha contém spoilers, preferi não lê-la. Mas deixarei minha opinião.
    Antes de lançarem ACEDE, com certeza Jogos Vorazes se tornou a queridinha do momento, eu não sou muito de ler distopias por achá-las repetitivas e também não sinto tanta vontade de ler o livro. Acho que sou uma das poucas pessoas que ainda não leram, não sei se vou fazê-lo num futuro próximo, mas por enquanto não tenho vontade.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii,

    Eu queria tanto ler esse livro, acho que fui a unica que não leu ainda :(

    Parabéns pela resenha e pelo blog. Está lindo.

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    demorei muito pra ler esse livrinho, mas acho que depois de começar é impossível não gostar dele.Ainda não li o resto da série,,,mas já estou ansiosa .
    Ótima resenha
    Bjão
    http://nomeiodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Tabatha, tudo bem?
    Esse livro é tão bom... Vou relê-lo em breve =D
    Gostei muito da sua resenha, parabéns!
    Beijos

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo