23.1.14

Resenha #1 - O Lado Bom da Vida

Olá leitores,


Título: O Lado Bom da Vida 
Título Original: The Silver Linings Playbook 
Livro Único 
Autor: Matthew Quick 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 256 
Ano: 2013 
Saiba mais: Skoob
Onde comprar: Submarino // Saraiva // Americanas // Extra

Um livro que nos faz ver melhor a vida.


Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

"Não quero ficar no lugar ruim, em que ninguém acredita no lado bom das coisas, no amor ou em finais felizes, e onde todo mundo me diz que Nikki não vai gostar de meu novo corpo, nem vai querer me ver quando acabar o tempo separados. Mas também tenho medo de que as pessoas de minha antiga vida não sejam tão entusiásticas quanto estou tentando ser agora. "

    Pat Peoples acaba de sair de um hospital psiquiátrico, que ele chama durante o livro de "lugar ruim", sem saber ao certo o que fez para ser mandado para la. Quando sai, se vê  sem emprego, com um pai que não lhe dirige a palavra e sem Nikki sua ex-mulher. Tudo que tem são seus amigos fãs do Eagles, sua mãe que faz de tudo por ele, seu irmão e seus equipamentos de musculação. 
    Pat é um personagem cativante, sua paixão por exercícios e sua ingenuidade em acreditar no lado bom das coisas e no final feliz do "filme de sua vida" amolecem qualquer coração. Ele coloca ser gentil como prioridade na sua vida para quando reencontrar Nikki, ela veja que ele mudou pro ela. Sua mãe Jeanie Peaples é uma personagem incrivel. Matthew consegue passar perfeitamente o amor incondicional que ela tem pelo filho. Ela cuida de Pat com amor e carinho, compreendendo seu jeito e sua maneira de pensar, faz tudo para protege-lo.
    Quando um casal de amigos de Pat o convidam para um jantar em sua casa Tifanny entra em sua vida. Tifanny é atrapalhada, logo se indentifica com Pat por também possuir problemas psiquiátricos. Ela se faz de durona e é meio mandona mas no fundo tem um bom coração, mas mesmo quando tenta ajudar acaba fazendo a coisa errada.
    Matthew consegue passar, com sua escrita, exatamente a deficiencia mental que Pat tem. Frases repitidas e penamentos constantes que são passados com clareza.
    Não é um livro que tenha uma trama surpreendente ou uma escrita maravilhosa, ele é um livro simples e fácil de ler, e essa simplicidade que o torna especial.

OBS: O filme, que ganhou um Oscar de melhor atriz (Jennifer Lawrence) é absurdamente diferente do livro, foi uma adaptação que me deixou profundamente desanimada. Até os nomes dos personagens foram alterados!

"O único jeito de vencer minha loucura foi fazer algo mais louco ainda. Obrigado. Eu te amo. Eu soube disso desde o momento em que vi você. Me desculpa por levado tanto tempo para entender."


2 comentários:

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo