8.3.17

RESENHA #68 - O FEITIÇO DA LUA

Essa é uma resenha que eu demorei muito para conseguir escrever. Isso aconteceu por uma infinidade de motivos, desde o fato da história ser bem diferente do que eu estou acostumada até o fato de eu ter lido o livro antes de viajar, e agora eu tive que reler algumas passagens para poder formular essa resenha.

Eu recebi o exemplar de "O Feitiço da Lua" em parceria com a autora Vanessa Batista. O livro foi publicado pela Drago Editorial e faz parte de uma série, intitulada "O Feitiço da Lua".

O livro é um romance que fala sobre o amor, puro e infinito, é uma história sem vilões, há apenas o amor.

Ada, uma órfã que cresceu cuidando das irmãs, após ficar sozinha com a partida delas, já casadas, conhece Thomas, um viúvo belo e misterioso, pai de Milla, uma menina linda de 8 anos.
O amor nasce automaticamente entre eles, após um acidente, fazendo com que todos se conheçam. Então, uma amizade mais forte do que laços de sangue unem Ada e Milla... e uma paixão arrebatadora cresce entre Thomas e Ada.
Mas, um segredo sobre a morte de Tâmara, ex-esposa de Thomas, assombra esse amor. Tâmara não era uma pessoa comum... era uma fada! Um ser mágico da natureza, com poder de influenciar os elementos: fogo, ar, água e terra... e trazer equilíbrio para a natureza, que acabou se tornando meio humana, ao se apaixonar por Thomas.
Mas o que era para ser uma história de amor, acabou de outra forma. Com “O Feitiço da Lua” esse amor se desfez... ou, talvez, não?
Afinal... o que Thomas e Milla escondem? Por que ele não pode se casar com Ada, a mulher que ama? Será que o amor de almas gêmeas vai superar todos os obstáculos que a vida impõe? O amor verdadeiro, puro e simples, sempre vence no final?
Leia e descubra!
Autora: Vanessa Batista
Gênero: Fantasia 
Páginas: 280
Formato: Livro Físico
Nota:  
Onde Comprar: Amazon  

Ada, nossa personagem principal, sempre foi uma pessoa muito doce e cativante. Vivia feliz com sua família num vilarejo pequeno.
Quando completou 13 anos, Ada ganhou duas irmãs, gêmeas, mas perdeu a mãe durante o parto. Sentindo tanta tristeza pela perda da esposa, o pai de Ada logo faleceu e ela se viu sozinha com as duas irmãs bebês.
Mas o amor de Ada pelas meninas era tanto que ela não pensou duas vezes ao assumir a responsabilidade de cuidar das crianças, mesmo que isso significasse abrir mão de muitas coisas.

Por ser muito querida na cidade, Ada recebeu pequenas ajudas nessa nova tarefa que incluía, além de cuidar das irmãs, cuidar da fazenda e conseguir o dinheiro para sustentar sua pequena familia.
Assim ela foi levando a vida e, mesmo quando atingiu os 15 anos - idade da época para se casar (1940) - Ada se recusou a deixar as irmãs, cuidando das pequenas até que atingissem a idade de encontrar um bom marido.

A história começa linda, demonstrando todo amor de Ada, parece que ela é feita apenas desse sentimento. Apesar disso, senti muita dificuldade de engatar na leitura nesse começo. As passagens de tempo eram confusas e hora passaram dias e noutra hora, ao mudar de parágrafo, já haviam se passado anos. Infelizmente isso continua a acontecer em todo o livro, mas depois de um tempo você consegue acompanhar o ritmo da narrativa.
Quando as irmãs de Ada atingem a idade, ela, com ajuda do prefeito e sua mulher, que sempre adoraram as meninas e as trataram como filhas já que nunca tiveram uma, encontra bons maridos para as meninas e elas logo casam e se mudam, deixando Ada - agora com quase 30 anos - sozinha.
Ela continuou levando a vida, cuidando de sua casa e agora com a esperança acessa para achar um bom marido.

Certo dia, quando ela estava sentada as margens de um riacho que levava as irmãs pequenas, pensando sobre sua vida e desfrutando do dia, um acidente de helicóptero acontece para mudar sua vida.
Nesse helicóptero estavam Thomas e sua pequena filha, Camilla. Ada sem pensar duas vezes, corre para ajudá-los e tem uma conexão quase instantânea com Milla, grande parte pela falta que sentia das irmãs, e também porque Milla era uma criança linda e bondosa.
A amizade entre Milla e Ada se fortaleceu, fazendo a criança passar tardes inteiras com Ada e, inevitavelmente, aproximando Ada de Thomas.
Foi uma paixão instantânea, desde a primeira tarde que passaram juntos, Ada se via feliz e completa ao lado dos dois e acreditava que finalmente poderia construir sua família ao lado de Thomas e Milla.

Mas apesar desse sentimento ser reciproco por parte de pai e filha, eles não podiam firmar tal compromisso com Ada por conta de Tâmara, a falecida mulher de Thomas. Eles tinham um segredo, um segredo grande que não poderia ser compartilhado com ninguém, nem mesmo com Ada.
Esse segredo seria o ápice do livro, mas infelizmente isso já tinha sido retratado na sinopse, fazendo com que a reviravolta, o clímax da história, não chegasse, deixando uma narrativa bem linear e sem surpresas.
Além dessa falta de clímax, outro ponto me incomodou: a tentativa de "quebra da quarta parede". Havia partes que a autora falava com o leitor, ou colocava letras de músicas e textos para expressar o sentimento. Achei isso meio desgastante e um pouco desnecessário para a história. 
Em outros pontos a autora também repetia coisas que ela já havia falado em outras partes do livro, como que para reforçar o texto. O livro teria funcionado melhor sem esses aspectos, mas não deixou de ser extremamente prazeroso.
A história de Ada e Thomas é bem doce e real, um amor puro, cotidiano e, apesar do livro ter um pingo de fantasia, ele poderia ser muito bem retratado como um romance de época, bem gostoso de se ler em uma tarde de verão.
O livro terminou com um gancho extraordinário para o próximo livro e não consigo mais parar de desejar o segundo volume dessa trilogia!

Como disse, o história é sobre o amor, no seu jeito mais puro. Então se você gosta de romances que terminam de um jeito que não nos faz chorar de tristeza, e gosta de uma história leve e rápida, com certeza vai gostar de "O Feitiço da Lua".


MAIS SOBRE O LIVRO E A AUTORA:


Espero que tenham gostado!
Beijinhos <3

2 comentários:

  1. Oi Tabs,
    Quando vi a capa do livro vim correndo ler o mesmo. Uma pena que essa quebra no tempo tenha atrapalhado a leitura, e quando você falou que o clímax estava na sinopse eu fui correndo lá para ver kkkkk

    Parece legal, mas este eu passo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tabatha, amei a resenha e as fotos, só um comentário, o lance da história não é o fato dela ser fada, tem outro segredo que engloba toda a história e da sentido a continuação, e também explica o título da série, mas isso não posso colocar aqui, rsrs, obrigada pelo carinho, bjs

    ResponderExcluir

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo