6.9.16

10 dicas para começar seu blog!

Com o título desse vídeo fica parecendo que eu sou uma expert da blogosfera, mas não gente, minha experiência em bloggar é pequena, estou a apenas dois anos e meio nesse meio...
Mesmo assim uma leitora aqui do blog pediu para que eu postasse umas dicas sobre como começar um blog, e bom, cá estou eu!
Não serão dicas muito elaboradas, mas sim coisas que eu julgo como extremamente necessárias para começar com o pé direito!

1. Escolha a plataforma que você irá usar.
Essa é uma dica muito importante. Pense bem em qual site/plataforma você irá iniciar seu blog, tenha em mente que toda vez que você for fazer um post é lá que você vai entrar.
Eu não conheço muitas plataformas de blog, as duas principais e mais indicadas por todos os sites são: O Blogger.com e O Wordpress.com.
O blogger.com é o que eu uso, ele é a plataforma do Google, foi a primeira que tive acesso, e como meu primeiro blog, lá na época de criança, foi pelo blogger.com decidi continuar na plataforma pois já estava adaptada. Sempre vi uma facilidade mair no blogger, tanto para escrever as postagens, quanto para seguir e comentar nos outros blogs (tirando que é MUITO mais fácil achar um template bonito para o blogger... mas chegaremos lá....)
O wordpress.com eu não conheço muito, mas sei que muita gente usa. O único defeito dele é que não tem a caixinha de "seguir". As pessoas seguem seu blog pelo e-mail. Alguns acha mais práticos, mas eu particularmente prefiro a caixinha do blogger.com. Outro porém, que eu já disse ali em cima, é o fato de ser um pouco difícil de encontrar um bom template para a plataforma, mas tirando isso, nunca vi nenhuma reclamação.

2. Escolha o tema do seu Blog.
Plataforma escolhida, a primeira coisa que você tem de pensar é: Sobre o que eu vou falar no meu blog?
você pode pensar, "ah eu decido isso depois", mas confie em mim. Decidir isso no começo é o melhor passo, pois todo o restante vai girar em torno disso.
Escolher um tema é fácil, pense em coisas que está familiarizado, coisas que você goste, tanto como profissão como por Hobby.
Eu comecei o Floretizas com o tem sendo literatura! Sempre soube disso e deu certo para mim. Aos poucos você vai criando um público e colocando uma coisinha aqui e outra ali mais variada sobre outros assuntos.

3. Escolha seu domínio e URL.
Pra quem não sabe, o dominio é o nome do blog e a URL é o que você digita na barra de pesquisa para acessar sua página do blog. EX: o meu é floretizas.blogspot.com
Quando você usa a plataforma do blogger, automaticamente você tem na URL o ".blogspot.com.br" e pelo wordpress a mesma coisa ".worpress.com". Então cabe a você escolher apenas o que vem antes disso, como no meu caso o "Floretizas".
Tente escolher algo que, de preferencia, seja igual ao nome do seu blog. Caso seu blog chame "Makes da Aninha", por exemplo, tente colocar a URL como makesdaaninha.blogspot.com.br ou makesdaaninha.worpress.com - dependendo de qual plataforma for usar, claro. Isso facilitará na hora de seus leitores acessarem seu blog, pois ficará mais fácil de memorizar o link.
No começo pode ser difícil achar um domínio que ainda não esteja sendo usado. Eu mesma fiquei muito chateada por não encontrar o nome que eu queria disponível para a URL. Mas vai com calma e paciência, testando e pensando. Uma hora você vai achar o perfeito!


4. Tente fugir do comum.
Sei que isso vai ser difícil, mas tente achar um domínio e URL que não fiquem tãooooo dentro do assunto que você vai tratar.
No começo, o "Floretizas" era "Aproveite o Livro". Eu gostava desse nome, até que uma autora disse: "Ai, eu não lembro bem do seu blog, porque tem tanto nome com "Livro" no meio que eu acabo confundindo."
E isso me fez pensar, no final ela estava certa, então procurei algo que não desse tão na cara sobre o assunto.

5. Faça um público!
Pode ser que esse seja o passo mais difícil de se seguir. Criar um publico é complicado, pois você precisa achar pessoas que se interessem pelo tema de que você escreve no blog.
Uma dica que deu muito certo comigo é comentar em outros blogs que tem o assunto parecido com o seu, mas não comentários tipo "Oi, adorei aqui. Seguindo, me segue?".  NÃO.
Isso é spam, é chato e a chance da pessoa querer entrar no seu blog depois de ler isso é 0.
Tente comentar sobre o assunto que o post trata e no final deixe seu link para caso a pessoa decida fazer uma visita.

6. Não copie conteúdo!
Plágio é crime! Se você pegar algo do blog de outra pessoa, DÊ OS CRÉDITOS! Isso inclui parte de texto de publicações de outra pessoa (Melhor ainda se essa parte estiver entre aspas e citando o autor), fotos, vídeos, músicas.
Dê crédito para todo o material que você pegar e não for de sua autoria! E, se possível, pergunte antes para a pessoa se ela te autoriza a usar aquele conteúdo.
OBS: Invista em fotos autorais. Tente fazer todos os seus posts com fotos tirada por você, é bem melhor, mais bonito e te deixa original.

7. Invista em outras redes sociais.
Para fazer seu blog crescer, nada melhor do que investir em outras redes sociais para fazer a divulgação. Acredite, fazer uma página no facebook e uma conta no instagram ajudam muito! Não tenha medo de se divulgar, no sim as pessoas que você menos espera ver, são as que mais aparecem pelo seu cantinho!

8. Faça posts com determinada frequência.
Para as pessoas te acompanharem você tem que gerar conteúdo. Se você não atualiza seu blog, não tem porque alguém te seguir.
Se você não tem muito tempo, tente publicar algo, pelo menos, uma vez por semana.
Não deixe seu blog desatualizado por muito tempo.

9. DIVULGUE, DIVULGUE E DIVULGUE!
Pode parecer repetitivo, mas se você não divulgar como as pessoas chegarão até seu conteúdo?

10. Invista, se possível, no layout do seu blog.
O Layout é a cara do seu blog, o corpo do seu blog. Se ele for bonito, harmônico, já é 70% de chance do seu possível publico ficar interessado!
Os layouts são meio carinhos, então eu aconselho a fazer algo quando tiver certeza que quer manter o blog. A média de preço é 150-200 reais. Pode ser que você ache mais caro ou mais barato, depende do profissional.

Bônus: Compre um domínio personalizado!
Lá em cima, quando falamos das URL's eu disse que elas já vem com o ".blogspot.com.br" ou ".wordpress.com.br", mas se você tiver um dinheiro sobrando, é bem legal comprar esse domínio personalizado, isso quer dizer. Pagar um quantia para ter o nome do seu blog sem esse final. No caso do "Makes da Aninha" ficaria apenas makesdaaninha.com.br
É um ótimo investimento e não custa caro, acho que cerca de 50 reais por ano!

Foram dicas bem básicas, mas com elas já da pra arrasar, né não?

Espero que tenha ajudado vocês,
Beijinhos <3


*Todo texto redigito neste post e as imagens utilizadas para compô-lo são de propriedade do blog e canal Floretizas. Se pegar alguma imagem ou trecho, dê os créditos. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal.

2 comentários:

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo