14.3.14

Resenha #3 - Feios

Gente!Olha quem resolveu voltar a vida! Sim eu!
Fiquei meio avoada nesse feriado de carnaval e com as provas e matérias da escola.. Mas estou de volta com resenha nova no blog! EBAAA!
Resolvi resenhar esse livro, porque estou acabando essa série e estou com aquele peso no coração.


Título: Feios
Titulo Original: Uglies
Ao todo são 4 Livros: Feios, Perfeitos, Especias e Extras
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 415
Ano: 2011
Saiba mais: Skoob
Onde Comprar: Submarino (Edição Econômica) // Saraiva // Americanas (Edição Econômica)




Sinopse: Em uma sociedade futurística, todos os adolescentes esperam ansiosos o aniversário de 16 anos, pois então serão submetidos a uma inacreditável cirurgia plástica, que corrigirá todas as suas imperfeições físicas, transformando-os em perfeitos. Tally, porém, acaba se envolvendo em uma conspiração e descobrirá que, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo. A Série permaneceu entre os best seller do New York Times por vários meses. 



Não é uma coisa boa encher a sociedade de pessoas bonitas?


    Quando eu comprei essa série foi meio as cegas. Eu NUNCA tinha ouvido falar, mas ai estava em promoção no submarino, quem não pira com isso? Os 4 livros por 50 reais! Demorei um tempão pra ler, ficaram na minha fila de espera por mais ou menos 2 anos.
    Esse é mais um livro futurista. Depois que nós, os Enferrujados, criamos um microorganismo capaz de devorar tudo que é feito de petróleo, o mundo cai em ruínas. Séculos depois o sistema mundial mudou. O mundo achava que o motivo das pessoas serem egoístas e gerarem muitas guerras era por não se sentirem bem com sua aparência. Mas também pelo jeito descontrolado com que desmatavam as florestas. Com isso foi criado o Comitê da Perfeição. As crianças tem suas próprias características físicas até os 15 anos. Frequentam as aulas e moram em um alojamento em Vila Feia.
    Ao completar 16 anos, é feita uma cirurgia, onde todas as imperfeições do corpo são trocadas por traços perfeitos, os adolescentes perfeitos passam a viver em Nova Perfeição onde todo dia é festa e pura diversão!


Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio.

    Tally Youngblood é mais uma dessas adolescentes que mal podem esperar pela cirurgia. Por ser a mais nova de seus amigos, é a única que ainda está em Vila Feia, enquanto os outros estão se divertindo nas várias festas de Nova Perfeição. Faltando 3 meses pra sua cirurgia, Tally não consegue mais segurar os ânimos e decide fazer uma coisa que nunca fez antes: Entrar em Nova Perfeição para ver seu melhor amigo Peris. Tally decide entrar escondida em Nova Perfeição durante a noite, como ela e Peris faziam antes dele passar pela cirurgia. Tally então atravessa o rio que separa Vila Feia de Nova Perfeição e vai atrás de Peris e acaba entrando numa super confusão ao encontrá-lo. 
    Ao voltar pro rio, tentando se esconder da multidão de guardas que apareceram depois da confusão, Tally encontra outra feia bisbilhotando por lá, seu nome era Shay.
    Shay estava na mesma situação que Tally. Era a única que ficara como feia em seu grupo de amigos. E coincidentemente as duas faziam aniversário juntas! Elas ficaram muito amigas, Shay ensinou Tally a andar de prancha e a levou até depois dos limites da cidade, até a Montanha Russa de Ferrugem. Um local onde ainda existiam varias estruturas de metal da época dos Enferrujados. 
    Mas Tally sempre percebeu que Shay não estava muito animada para virar uma perfeita. Faltando uma semana para o aniversário de 16 anos das duas, e o grande dia da cirurgia, Shay diz pra Tally que vai fugir para um lugar na floresta chamado Fumaça. Um lugar onde a cirurgia não era obrigatória e ela não precisaria mudar sua aparência. Shay pede pra Tally ir junto com ela mas o sonho de Tally é virar uma perfeita e ela diz que não vai.
    Shay então foge e deixa Tally sozinha novamente, mas deixa com ela um bilhete codificado sobre o lugar da Fumaça, caso ela decida fugir.


Não há beleza que não contenha algo de estranho em suas proporções.

    FINALMENTE CHEGA O DIA! Tally tem 16 anos e vai fazer a cirurgia! Não, não. É ai, que entra a parte estressante. Com o sumiço de Shay, uma organização secreta chamada Circunstâncias Especiais (guardas com feições aterrorizantes e anormais) chama Tally e a chantageia dizendo que, se ela não ajudar a achar Shay, não será transformada em perfeita.
    Ela pensa por uns dois ou três dias e decide entregar o bilhete que Shay a deixou para a Dra. Cable (a comandante do Circunstâncias Especiais.). Mas esta diz que quer que Tally vá atrás de Shay e leve um localizador, pra poder achar e destruir a Fumaça. Tally, então, passa uma semana no meio do mato seguindo pistas sem sentido do bilhete de Shay, até chegar na Fumaça. 
    Chegando lá, Tally conhece David, um feio nascido e criado na Fumaça, que nunca entrou em uma cidade (eles se apaixonam...). Ela fica lá aproximadamente uma semana e começa a gostar do lugar. David começa a confiar em Tally, e a conta segredos grandes e ocultos a respeito das cidades e sobre a tão sonhada cirurgia para a perfeição. Tally decide então destruir o localizador e ficar pra sempre com Shay e David na Fumaça. Mas ao jogar o localizador de noite na fogueira ele emite um sinal. De manhã as Circunstâncias Especiais chegaram.
    Tally agora tem que salvar seus amigos da Fumaça e fugir pra não se tornar uma perfeita.
    No geral eu gostei do livro. Quem narra o livro todo é a Tally, mas eu senti falta de me conectar e me colocar no lugar dela. Não consegui fazer isso. Um dos motivos de eu não ter chorado durante nenhum dos livros da série. Mas se for pra dar uma nota de 0 à 5, eu daria 4.
    É um livro angustiante, que me deixou presa com vontade de saber o que vem a seguir, do começo ao fim. Com certeza é uma leitura que eu recomendo.


OBS: A editora Galera Record confirmou em fevereiro que os direitos de adaptação de Feios já foram adquiridos lá fora e que o filme já está na fase de pré-produção. Ainda não há um elenco definido e muito menos uma data prevista para a estreia.
A 20th Century Fox e o produtor John Davis (Eragon), compraram os direitos de filmagem do primeiro romance em 2006. Já havia alguns boatos surgindo em 2011 sobre a possibilidade e o autor já havia comentado em alguns eventos, mas agora parece que os boatos se confirmaram.

9 comentários:

  1. Nossa, eu não sabia que ia virar filme, que legal!
    Eu quero muito ler!

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora de sair o filme! Leia sim, não vai se arrepender!
      BeijosTabatha

      Excluir
  2. Olá Tabatha! Só estou passando pra dizer que gostei muito do blog. Também do modo de como resenha. Espero uma visita sua..
    http://leituradeaaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada de verdade, é muito bom ouvir elogios.
      Beijos Tabatha

      Excluir
  3. Oi Tabatha tudo bem adorei a resenha resenhei esse livro esses últimos dias se quiser dar uma passada por lá ficaria grato.
    http://booksofseasons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Tabatha! Não gosto nem um pouco desse série. Acho a Tally muito egoísta, em Feios nem tanto, mas nos demais já tava até torcendo para a Dra. Cable de tão irritante que é essa guria, hehe!

    http://meuoutroladoescritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tally é realmente chata. Meu Deus, em especiais a Shay deu um chega pra lá nela e ela finalmente se tocou...
      Beijos
      Tabatha

      Excluir
  5. Sou louca para ler o livro "Feios" e não gosto de edições econômicas, então estou só adiando!! :(

    http://leitoracomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo